Inovação e sustentabilidade norteiam as ações socioambientais e de Governança da Lorenzetti
Desde o início de suas operações, em 1923, a Lorenzetti, uma empresa centenária, líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, além de ser destaque em purificadores de água, lâmpadas, louças, metais e plásticos sanitários, segue investindo em projetos inovadores no âmbito interno de suas fábricas e no lançamento de produtos com alta tecnologia para o consumidor.
Hoje conta com cinco plantas fabris, mais de 4,3 mil funcionários e vem promovendo ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.
Década de 30 – Acompanhou as tendências de crescimento do país, ao adotar como modelo uma gestão baseada em práticas sustentáveis no seu segmento. Por conta do potencial de energia elétrica existente em São Paulo, a Lorenzetti buscou novas oportunidades de negócios, fabricando motores elétricos, um modelo de energia limpa.
2ª Guerra Mundial – Engajar soluções de acordo com a demanda de mercado, integra o DNA da Lorenzetti. Por conta disso, diante da escassez de gasolina, a empresa inovou com a fabricação de um aparelho que utilizava o carvão vegetal como fonte de energia para o funcionamento de motores. O equipamento, conhecido como gasogênio, era instalado em veículos automotores. Nesse momento, houve um salto evolutivo no processo de produção, que ganhou mais eficiência, mantendo-se em conformidade com a preservação do meio ambiente.
Década de 60 – Quando a temática da sustentabilidade ganhou destaque entre as conferências e movimentos ambientais em todo o mundo, a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, que já estava presente na gestão da Lorenzetti, mobilizou cientistas, políticos, intelectuais e empresários como um todo, com o objetivo de instaurar o novo paradigma sustentável, baseado no equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais.
Gestão socioambiental – O respeito ao meio ambiente e ao ser humano norteiam todas as ações. Para engajar os colaboradores, a Lorenzetti desenvolve campanhas e treinamentos voltados para a educação ambiental e premissas de sustentabilidade, com o objetivo de conscientização e mudança de valores. Dessa forma, promove à diversidade cultural e social, priorizando o bem-estar de todos. Entre os projetos, um dos destaques é o programa LorenCicla, de coleta seletiva, que ensina e traz iniciativas internas de reciclagem e promove o reaproveitamento de materiais recicláveis.
Reuso da Água – Com o objetivo de promover a redução do consumo de água tratada e reutilizar a água dos testes de produtos para a limpeza de áreas menos nobres, como pátios e pisos das áreas fabris, foram instalados sistemas para captação de águas de processos e águas pluviais, alcançando 4,8 mil m3 de água reutilizada em 2022.
Gerenciamento de Resíduos – A empresa gerencia adequadamente todos os resíduos, sempre empenhada em fazer parte dos acordos com órgãos gestores das esferas ambientais públicas e privadas, em conformidade com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei Federal nº 12.305/2010, que também trata da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Logística Reversa – A Lorenzetti integra o grupo de empresas que compõem o “Programa Reciclus”, composto pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, que seguem o acordo setorial para implementação do sistema do descarte correto dos modelos fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista, assinado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
E também faz parte da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), entidade, sem fins lucrativos, que tem como propósito definir e organizar a gestão de resíduos sólidos (pós-consumo), tornar eficiente as informações geradas por um sistema de logística reversa e promover a administração, por meio de sistemas de informação, que possibilite a visualização das operações e dos custos, dentro da conformidade. O acumulado coletado no ano de 2022 foi de 7 mil toneladas.
No último ano, durante ações especiais na Semana do Meio Ambiente e no E-Waste Day 2022, um dos principais eventos voltados para reciclagem do mundo, a Lorenzetti coletou aproximadamente 120kg de eletroeletrônicos de pequeno porte.
Semana do Meio Ambiente – Campanhas e ações de educação ambiental são realizadas, para conscientizar os colaboradores e suas famílias sobre os cuidados com o meio ambiente.
Em 2022, o tema abordado foi “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A empresa exaltou quatro deles que impactam diretamente a vida de todos os envolvidos: (08) Trabalho Decente e Crescimento Econômico; (09) Indústria, Inovação e Infraestrutura; (10) Redução das Desigualdades e (11) Cidades e Comunidades Sustentável. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
Para disseminar o conhecimento sobre o assunto, a Lorenzetti promoveu uma gincana online, via plataforma streaming, um verdadeiro passatempo educativo denominado Game 2030 Lorenzetti, com questões baseadas nos ODS e na Agenda 2030. Foram realizados quizzes, jogos de mímica, adivinhação entre outras atividades com informações e curiosidades da Lorenzetti, garantindo um momento de aprendizado e diversão para os colaboradores e familiares. Os participantes foram contemplados com uma Luminária Tradição Sustentável, um cubo mágico com alusão aos ODS, além de brindes sustentáveis confeccionados a partir de materiais gráficos da Lorenzetti, como bolsas em banners fabricados no Instituto NUA.
Economia Circular – Acompanhando os novos modelos de negócios voltados a economia circular, que agregou novas tecnologias e inovações de processos, produtos e serviços voltados a redução do consumo de matéria-prima, a reutilização dos materiais e a minimização da geração de resíduos. No último ano, 420 toneladas de resíduos foram recicladas e reinseridas nos processos. A Lorenzetti tem entre suas práticas a remanufatura interna e externa e o reaproveitamento do resíduo reciclado, o qual insere em sua produção partes, peças e insumos feitos com materiais reciclados e/ou recicláveis, buscando constantemente atender premissas da economia circular.
Coletores de Pilhas – Acessíveis aos colaboradores, engaja a gestão adequada do resíduo tóxico. Essa demanda engloba não apenas o funcionário, mas as pessoas do seu convívio, como amigos e parentes, que podem fazer o descarte corretamente por meio do profissional que trabalha na Lorenzetti. Como resultado desta ação, anualmente, são recebidos em média, mais de 100 Kg de pilhas e baterias por ano, o que equivale a quase 1.500 pilhas.
Coletores de bituca de cigarros – Estrategicamente posicionados em todas as unidades da companhia no bairro da Mooca, em São Paulo, a ação ocorre em parceria com a Poiato Recicla, que realiza a gestão completa, abrangendo desde a coleta, transporte, reciclagem e a destinação final do resíduo. Aparentemente inofensiva, a bituca de cigarro leva até cinco anos para concluir a sua decomposição, caso descartada incorretamente, principalmente, em asfaltos. Além disso, há o fato de a bituca conter mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo e contamina rios e córregos. Só no ano de 2022, foram coletadas e retiradas do meio ambiente mais de 25 mil bitucas pelo projeto.
ONG NUA (Instituto Nova União da Arte) – Desde 2015, a empresa é parceira do projeto Flor de Cabruêra, que tem como objetivo a geração de renda para mulheres chefes de famílias da União Vila Nova, em São Paulo. A ação prevê a fabricação de brindes sustentáveis a partir do reuso dos banners utilizados em campanhas e eventos realizados pela Lorenzetti, promovendo a reciclagem consciente dos materiais, que posteriormente são integrados às ações internas voltadas à sustentabilidade.
Tecnologia Flex – Preocupada também em desenvolver produtos que economizem água e energia, a Lorenzetti conta em seu portfólio com soluções ecoeficientes. Na categoria de duchas e chuveiros elétricos, em que é líder de mercado, possui chuveiros híbridos conhecidos como “Flex” que são compatíveis com aquecedores a gás, solar e boiler elétrico, capazes de reduzir o consumo hídrico.
Produtos Ecoeficientes – Em metais sanitários, a Lorenzetti desenvolve produtos que se destacam por funcionalidades que reduzem entre 50% e 80% o consumo de água, entre eles, duchas, torneiras com arejador e de fechamento automático, mecanismo de vedação cerâmica ¼ de volta, além de dispositivos economizadores de água.
Iluminação - Com ótimo custo-benefício, as lâmpadas Loren LED economizam até 86% de energia elétrica, além de ecoeficientes, pois não contém mercúrio e, por isso, não poluem o meio ambiente no descarte.
Consumo consciente – Os purificadores de água da Lorenzetti, além de purificá-la tornando-a própria para o consumo, evitam o consumo de água em garrafas PET e o descarte inadequado deste resíduo no meio ambiente. Uma escolha consciente faz toda a diferença na conservação dos recursos naturais do nosso planeta.
Por fim, em dezembro de 2022, a Lorenzetti esteve presente no lançamento da “ABNT PR 2030 – norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas”, com foco nas pautas ESG. A empresa integra o grupo corporativo que elaborou a PR, primeira norma do Brasil e do mundo voltada à gestão de conceitos, práticas e modelo de avaliação de critérios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG), para organizações de todos os setores, tipos e portes.
“Chegamos a 100 anos de trajetória, mantendo sempre a sustentabilidade como diretriz, seja por iniciativas institucionais ou por meio do lançamento de produtos que proporcionem a redução no consumo de água e energia elétrica, estimulando a preservação do meio ambiente”, conclui Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.